quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sobre o Coletivo







O Coletivo de Atores é uma companhia aberta, com um elenco regular e outro rotativo, composta essencialmente por atores, com diferentes formações e linhas de trabalho. A cada projeto o Coletivo convida uma equipe, cujo currículo corresponda à proposta do momento. Assim, os atores podem experimentar diversas linguagens, ampliando seu repertório, e ao mesmo tempo desenvolvendo uma linha de pesquisa ligada ao trabalho do ator. As necessidades da interpretação passam a ser o carro chefe da concepção dos projetos de trabalho.
O seu princípio é desenvolver trabalhos fundamentados em exercícios, leituras e reflexões, estimulando o “ator-criador”, aquele que participa ativamente da concepção da peça, procurando criar simultaneamente uma dramaturgia e uma partitura vocal e corporal.
O Coletivo surgiu do encontro das atrizes Rita Grillo e Rita Pisano, em maio de 2008. Em 2009 o ator Tiago Real passou a integrar o Coletivo, para participar de uma pesquisa sobre o texto “Uma barragem sobre o Pacífico”, de Marguerite Duras.
Ainda em 2009, o Coletivo produziu o infantil “Qual será o nome do anão?”, com direção de
Rita Pisano, tendo Carlos Sanmartin como ator convidado.
Em 2010 o Coletivo convidou o diretor José Fernando de Azevedo para dirigir seu próximo projeto, "O que não foi", inspirado em Tio Vânia, de Tchecov, contemplado pelo ProAC nº1 - Produção de Espetáculo de Teatro Inédito. Este projeto conta com a participação do ator Chico Carvalho como convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário